• Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP
  • Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP
  • Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP
  • Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP

Obesidade Infantil - Como Diagnosticar?

Você sabia que o valor do índice de massa corporal infantil, diferente do que ocorre com os adultos, depende da idade e sexo da criança e deve ser inserido num gráfico para determinar se está normal ou alterado?

Áreas da Endocrinologia Pediátrica

A endocrinologia pediátrica é uma especialidade que vem crescendo nos últimos anos. Parte do aumento da procura pela especialidade, é devido ao aumento da incidência de doenças como obesidade, colesterol alto e diabetes.

Também há muita procura para avaliação de baixa estatura e problemas na tireóide, que também são doenças muito comuns na população.

São frequentes consultas para esclarecimento sobre normalidade ou não das mudanças do corpo na puberdade, tanto de meninas, como de meninos.

Os endocrinologistas pediátricos avaliam e cuidam de outras doenças, como alterações das adrenais, alterações ósseas e outros distúrbios hormonais.

Por aumentar o risco de colesterol alto, hipertensão, diabetes tipo 2 e muitas outras doenças, a obesidade na infância deve ser tratada. Este tratamento geralmente envolve mudança de hábitos alimentares e atividade física. As orientações e o controle de peso devem ser mensais.

Saiba Mais

Pode ser decorrente de erro alimentar, de causa hereditária, ou de ambos. Um simples exame de sangue pode diagnosticar o problema.

Saiba Mais

É importante saber que há o tipo 1 (falta de insulina, mais comum em crianças), o tipo 2 (resistência a insulina, mais comum em adultos obesos), e outros tipos menos frequentes. O tratamento do diabetes tipo 1, que é o mais frequente na população pediátrica, requer uso de insulina, e o seguimento deve ser contínuo, com consultas e exames periódicos.

Saiba Mais

Uma das principais procuras pelo endócrino pediatra. A baixa estatura pode ser uma doença, com necessidade de tratamento hormonal. Porém muitas vezes é uma causa benigna, de herança familiar, que requer apenas um acompanhamento clínico atencioso.

Saiba Mais

A glândula tiróide é localizada no pescoço e é responsável pela produção da tiroxina, hormônio que controla nosso metabolismo. As alterações na tiróide podem acarretar em falta ou excesso deste hormônio, podendo levar aos mais divergentes quadros clínicos.

Saiba Mais

Mais comumente se inicia com aparecimento das mamas nas meninas, e com o aumento da região genital nos meninos. Há muitos casos que parecem ser puberdade precoce, mas são na verdade, uma variante da normalidade. Somente com consulta médica e avaliação para diagnosticar se está tudo bem.

Saiba Mais

Crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) tem a prevalência variando entre 9 a 15% nos países em desenvolvimento incluindo o Brasil. No nosso país a frequência é maior nos estados do sul e do sudeste, sendo possível que este aumento esteja associado a um aumento do índice de partos cesareanos.
As possíveis causas de nascimento PIG podem ser condições patológicas da mãe como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, tabagismo, uso de drogas ilícitas, doenças placentárias, ou doenças fetais, como cardiopatias congênita, mal formações, síndromes genéticas, dentre outras.

Saiba Mais