• Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP
  • Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP
  • Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP
  • Bruna Tincani - Endocrinologia Pediátrica Adulto e Infantil - Campinas/SP

Obesidade Infantil - Como Diagnosticar?

Você sabia que o valor do índice de massa corporal infantil, diferente do que ocorre com os adultos, depende da idade e sexo da criança e deve ser inserido num gráfico para determinar se está normal ou alterado?

Crescimento

Todos os pais, obviamente, desejam que seus filhos tenham as melhores características possíveis. Belos, inteligentes, saudáveis e com peso e altura ideais. A sociedade atual valoriza sobremaneira a aparência das pessoas. E a altura, é dos aspectos mais importantes.

Por exemplo na eleição presidencial americana, quase nunca o candidato mais baixo venceu. Quando em um casal, a mulher é mais alta, a sociedade diagnostica sempre ser ela a chefe da união.

O fato é que a preocupação com estatura é motivo frequente de consulta ao endocrinologista pediátrico. A primeira tarefa do profissional é verificar se a queixa tem realmente fundamento.

Em um bom número de casos, a altura do filho se encontra dentro dos seus parâmetros normais para sua idade, sexo e dos genes que seus genitores lhe transmitiram.

Caso a criança esteja realmente abaixo do que seria normal para ela, cabe ao médico tentar descobrir a razão. Isto é conseguido através da história e exame clinico, e quando necessário, da realização da investigação laboratorial.

A história clinica é extremamente importante. Inicialmente devem ser investigadas as dimensões de peso e altura quando o nascimento e a velocidade do crescimento.

Qualquer doença crônica seja ela respiratória, digestiva, renal etc., prejudicam o crescimento. Doenças de natureza genética cromossômica ou hormonal pode ser o fator determinante. Má alimentação, seja por falta de comida, seja por anorexia, é um motivo frequente. Crianças que não dormem bem ou que vivem em ambientes hostis, também têm seu crescimento prejudicado.

Sobre o famoso GH – Hormônio de Crescimento:

A deficiência da sua secreção pela hipófise, condição rara, e o Déficit do Crescimento Intra-uterino, são exemplos de indicações de seu uso. Nas doenças em que existe indicação clássica para o seu uso, o governo, através do SUS, fornece o medicamento.

Outras indicações são possíveis e devem ser conversadas com o endócrino pediatra.


Cálculo da Estatura Alvo

Você sabia que é possível estimar a estatura alvo de seu filho com base na estatura dos pais? Com isso é calculado um canal de crescimento, que significa a tendência Genética de estatura final da criança segundo Tanner e Whitehouse.

Calcular